ESTA AVENTURA QUE NOS ESTREITA


As notícias sobre a bloga italiana,
sobre o edifício fisco-legal que por lá se prepara contra a respectiva blogosfera,
são perturbadoras. Devemos olhar para tais ousadias como uma absoluta intromissão
na esfera da livre emissão da opinião e respectiva expressão criativa,
o que poderá levar-nos a reacções contra tal sanha usurpadora do espaço individual.
A bloga tem-se constituído um reduto derradeiro
da mais empenhada e congraçante cidadania, uma cidadania moderna,
vigilante, insatisfeita, inesperadamente eficaz
e dissuasora no que a abusos de poder diz respeito.
lkj
Tornei-me blogger em Maio-Junho de 2006,
tornei-me aprendiz do mundo, a partir de então,
de este mundo inteiramente novo, imparável e infinitamente rico.
Fiz poemas. Dei opiniões. Procurei. Pesquisei. Prossegue o meu entusiasmo
porque tal dimensão fascinou-me enquanto muito me ensinava.
Senti-me muito só, umas vezes.
Outras comungando emoções e rebeldias com muitos outros bloggers.
Aprendi a inesperar-me nesta minha casa,
manifestar-me o mais diversamente possível,
assumir uma tonalidade marcadamente lírica, isto é,
onde todo o espectro de manifestações do humano Eu tenha lugar
(não só o amor, mas também a raiva, o lamento, a lamúria, a inveja, o desânimo,
a frustração, a alegria, a exaltação espiritual, o cio, o sexo, a fome,
a sede, a esperança, a palavra, a realização, as ânsias, o desespero, o anelo de perenidade,
a paranóia, a claustrofobia, a contradição e a ambiguidade, a ironia e a ingenuidade),
subjectivizando muito uma expressividade só minha,
arriscando um expor-me que também me oculta ou sobretudo me oculta.
ljlkj
O mais bonito, sobretudo nos últimos meses, foi ter sido encontrado e cativado,
foi também ver nascer, crescer e transformar-se
uma série de projectos ousados nas byte-imediações,
como o Notas Soltas. Foi, por exemplo, ter cunhado o novo nick do Quintino - Tarantino,
além de realizador e produtor, um verdadeiro empresário exigente da bloga.
Sinto que os amigos vão chegando, ficando, partindo, sempre livres de voltar ou não.
Sei que estarei por aqui, entre as carnes suculentas da palavra engendrada,
e navegando mar-alto nesses milhões de blogues planetários
que me faltam descobrir fascinado e depois partilhar com os meus leitores.
lkj
Por esse mundo das línguas, das culturas e dos países,
vi como muitos não gostam de ser descobertos,
desinstalados, concitados a descobrir-nos também.
Alegam a língua como óbice, mas a verdade é que são preguiçosos e tacanhos
para se aventurarem e perderem no outro.
É da sua cultura quer o fechamento quer a rejeição do estranho.
Lamento muito, mas não há caminho alternativo
que o de unir o distante e vincular a causas,
procurar intensamente o longinquamente próximo,
ditando tudo isto uma fantástica forma nova de ser dono e curador do planeta
e do nosso frágil destino comum.

Comments

quintarantino said…
Obrigado pela generosidade. Tenho de te convidar (e pagar) um copo um destes dias. És um colosso, pá.
E olha que ainda não desisti de te cativar para aquela ideia de que te falei. Pensa nisso, pá!
reporter said…
couldn't understand much
only photos
nice blog
didn't write in the first post obvious reason being photo
great comment on my blog
suspect it to be written in advance
or you are spendin too much on net?
got few comments
thanks
soccerprofile.blogspot.com

Popular Posts