AO LUSO VATE EM HORA MÁ


«Mériones matou Féreclo, filho do construtor Harmónides,
que sabia fabricar toda a espécie de belas obras com as suas mãos,
pois Palas Atena amava-o entre todos.
lkj
Fora ele que, para o próprio Alexandre [Páris], construíra aqueles navios
bem equilibrados, fonte de males, que fizeram a desgraça de todos os Troianos
e dele mesmo, visto que de modo nenhum conhecia os oráculos dos deuses.
lkj
Mériones, quando o alcançou na sua perseguição,
feriu-o na nádega direita. Furando para a frente através da bexiga, por baixo do osso,
a ponta saiu do outro lado. Féreclo tombou de joelhos, gemendo,
e a morte envolveu-o.»
lkj
A Ilíada, Canto V
lkj
A Lei da Cobiça impera tanto, ó Luso Vate,
que nem o sangue se verte nem a dissidência se consuma psdianamente.
Estatísticas e números lisonjeiros, com os quais se subverte a verdade
e se varrem pessoas para debaixo do tapete, eis a Política.
A Lei da Cobiça é a Teta da Despesa Bruta Incontinente, Crescente,
dos que nela são postos a comer e a beber,
apesar do País e para além do País, esmagado de Fisco.
A Lei da Cobiça é um Partido Esfrangalhado e Íntegro,
pulgões imensos sugando a haste de uma rosa.
A Lei da Cobiça é este consulado governamental sem vergonha
entregando às moscas um Povo
para apresentar-se depois maquilhado de novos índices, valores novos
nas reuniões euro-intergovernamentais,
comparadoras de pénis.
lkj
Camões, meu confidente sofredor,
sofro de um sofrimento igual
e igual a ti me vejo a pelintrar pelas ruas virtuais desta cidade virtual.
Sem escravo Jau que extensão me seja desta mão e biombo deste rosto.
E entre os muitos que me mandam à merda ou me imprecam
com um tão nacional «Vai trabalhar, malandro!»,
como se ele me houvesse, como se ele me dignificasse,
acho eu um ou dois que me poetamem e afinal me queiram tal e qual.
Acho? Achaste? Martírio de não achar sobejo,
que me consome neste Seco País Desigual!
Tu morreste. E mais me vale morrer!

Comments

Tiago R Cardoso said…
cada um ve os números conforme o situa que está, dai os governantes terem a capacidade de ver de uma forma e a oposição de outro.

No entanto o povo olha sempre da mesma forma negros, muito negros.

De resto, força Joshua e esquece todos esses que não sabem o que é levar cacetadas da vida, gente de vistas curtas.
antonio ganhão said…
Acompanho a tua dor, tu que não atingiste a sabedoria do oráculo dos deuses, porque não te conformas à ideia que dos deuses apenas lhes podemos seguir atrás, enquanto aos mestres, compete aos discípulos ultrapassá-los... levo comigo os teus lamentos e no muro os deixarei, pena que não de forma definitiva.

Popular Posts