COMO URGE A MONARQUIA


É impossível deixar de concordar genericamente com isto.
O Regime está decadente, traíu as expectativas de prosperidade
e de dedicação ao Povo. Serve somente de alavanca ao Oligopólio vigente.
O Regime, porque teme questionar-se, deslegitimiza-se.
Porque receia ser apeado, impede o debate
com o decorrente e respectivo plebiscito.
O Regime foi implantado porque a violência sanguinária,
extremada e homicida o permitiu e o círculo pode fechar-se do mesmo modo.
Mais grave: sem líderes suficientemente fortes ou suficientemente sérios,
o Regime deixa os Portugueses dispersos, divididos da sua História
e da seiva mais medular da sua Identidade,
descrentes da abnegação de quem os deveria servir com denodo.
ljkj
Pela pornografia de excepção obscena
de essas casas dadas de Lisboa, plebiscite-se o Regime.
Pela traficância grosseira entre a Política
e os Negócios Coelho/Amaral, plebiscite-se o Regime.
Quem poderá ter medo de plebiscitar o Regime?

Comments

alf said…
A monarquia já foi plebiscitada - acabaram com ela no momento em que ela estava quase a acabar com o país.
joshua said…
Para acabar com o país mais tarde e com mais classe.

PALAVROSSAVRVS REX
alf said…
sobre isto eu penso o seguinte: os humanos querem salientar-se no meio da sua sociedade, querem ser mais ricos, mais importantes, mais admirados que os outros; enquanto o não conseguem, têm os olhos obcessivamente focados nos que têm aquilo que eles desejavam ter e vêem-lhes todos os defeitos - que existem.

Também vêm os defeitos naqueles que actuam ao seu nível e lhe parecem bloquear a sua ascenção - e bloqueiam mesmo, porque tb querem subir, não estão ali para ajudar o «rival», não é?

Ou seja, os humanos estão muito atentos às corrupções dos que estão no topo e às dos funcionários que lhes empatam a vida; mas estão completamente desatentos em relação à corrupção da classe média-alta, dos doutores, professores, engenheiros, etc., que se habituaram desde sempre a referenciar, a presumir melhor que os outros - por medo, se calhar...

Ora isso é um erro. Porque metade ou mais dos humanos são essencialmente corruptos, isto é, se puderem tirar uma vantagem imoral sem serem apanhados, fazem-no. Até se sentem estúpidos se o não fizerem!

Já pensaram que um juíz tem o poder de fazer um tipo apodrecer na prisão ou soltá-lo? E porque é que presumem que um juiz é «incorruptível»?

E assim a justiça portuguesa tornou-se um «ranço bolorento», alguns médicos vão ao hospital só para ir buscar doentes para a privada, deixam os estagiários a tratar dos doentes e eles assinam livros de ponto sem porem os pés no hospital, professores limitam-se a ler o livro aprovado nas aulas, muitos tiraram o canudo no 25 de Abril e nem sabem de que trata a matéria que ensinam nem querem saber, etc, etc.

Endireitar o pais passsa necessariamente por endireitar a «classe média-alta». O «pequenos chefes».

Ora, pela primeira vez que eu me lembre, temos um PM que quer fazer isso. Os juizes estão furiosos porque lhes querem tirar os dois meses de férias, impuseram-lhes prazos, qualquer dia ainda têm de ir trabalhar para o tribunal em vez de lhes levarem os processos a casas, qq dia ainda lhes acabam com o subsidio de habitação, o que é um escandalo bem pior que as casas da camara; os professores (alguns) idem idem, os médicos partem os terminais de ponto nos hospitais, etc, etc.

Quando é que deixamos de ser tolos e deixamos de referenciar os «senhores doutores»? E o que é que a Monarquia pode fazer para melhorar isto? Nada - a monarquia portuguesa baseia-se mesmo na ideia de que uns são melhores do que outros...só iria piorar.

E, para terminar, porque é que somos assim? Porque somos uns medrosos, estamos sempre a ver o nosso interesse imediato - não nos atrevemos a apontar o dedo ao «senhor doutor» porque podemos vir a depender dele...

Note-se que eu não estou a dizer que os «senhores doutores» são todos corruptos ou são mais do que os outros - mas estou a dizer que não são diferentes dos outros

Popular Posts