AUTO-RETRATO PARA UM ASNO DE OURO


Um homem depara-se com certas pérolas na bloga e não tem como
impedir-se de se enternecer. Podem lá ir, ao blogue Outubro
e chorar de prazer e enternecimento pelo sublime amor
com que nos apascentam e pensam por nós.
Augusto Santos Silva [ASS] é, como verão,
absolutamente sublime:
lkj
«HOJE É DIA DE RECORDAR O QUE É O POPULISMO

Populismo quer dizer demagogia infrene, exploração das emoções, primarismo ideológico, culto quase messiânico do líder, cumplicidade activa com a comunicação social tablóide, espectacularização da política, atenção exclusiva ao curto prazo, desprezo pelas regras institucionais.
çlk
Populismo é substituir os cidadãos pelas massas, a política pela festa, as ideias pelo glamour. Populismo é fazer-se de vítima e piscar o olho aos ressabiados dos vários quadrantes. É escarnecer dos que têm noção de serviço público. É exibir a mania das grandezas, prometer “obra” e “animação”. É esconder o vazio com a paródia. É cultivar o clientelismo e a dependência. É preferir o truque, o tráfico de influências, a gestão dos interesses, a negociata.
lkj
O populista odeia o trabalho, o estudo, o rigor, o planeamento, o médio prazo, a transparência, a prestação de contas, o compromisso, o escrutínio, o debate de ideias. O populista adora a multidão e a rua tanto quanto aborrece os cidadãos e a cidade.
lkj
O populista não olha a meios para atacar os adversários e procura sistematicamente feri-los na sua honra e dignidade.
lkj
Há quem se renda ao populista porque confia que lhe traz vantagens no imediato, mesmo sabendo que o preço a pagar será enorme. Há quem se renda porque no fundo se revê nele, porque lhe inveja a desenvoltura e o sucesso. Há quem se renda porque desistiu de pensar e agir com responsabilidade.
lkj
Quem se rende ao populismo não ama a democracia».
lkj

Comments

Joaquim Alves said…
Realmente o individuo em questão é um verdadeiro "ASS", inglêsmente falando!!!

Abraço

Popular Posts