MAITÊ PROENÇA ESCULHAMBADA


Estrelas da lusosfera global, como Maitê Proença, têm uma acrescida responsabilidade em se não deixarem resvalar para o pífio, para o preconceituoso, para a deformação selectiva do outro. O magnífico Brasil tem cloaca social e cultural suficiente para merecer a sátira e o chiste da actriz e ainda assim seria um acto injusto. Visar outros povos com laivos de ignorância e visões parciais é muito feio. O mundo da informação, da cultura e do entretenimento em Português é hoje um cu de galinha. Bem que Maitê poderia começar por não cultivar a cabeça e os modos de uma, já que nada permanece escondido, nenhuma chacota se oculta. E se a delicadeza sincera define um carácter bem formado, a sua ausência permite concluir do grosseiro primarismo oculto por trás de uma face bonita, caucasiana, loira, esquisita e dada a esquisitices. Estou à espera de um acto de desagravo qualquer da actriz tanto mais que o MegaPortugal genético e onomástico que entretece e perpassa esse-outro Portugal Alargado, pleno, maravilhosamente miscigenado e sangrado em sémen, que é o Brasil, certamente não aceitará que lhe cuspam impunemente no sangue antepassado. Ninguém pense esculhambar o meu Portugal ou o meu Brasil sem levar troco!

Comments

manuel gouveia said…
Estás como o Jorge Coelho? Quem se mete com Portugal leva?

Afinal quem é a Maitê senão uma bimba que não sabia que a Internet é universal?
Anonymous said…
Disse tudo e assino embaixo.

Muita paz!
O aiatolismo tuga é assustador.

De facto, que grande respeito afinal à Ilha dos Amores e ao V Império..., não é?

Palavras vâs as de um povo proclamatório mas tão intolerante!
joshua said…
JMV, mau tom e mau aspecto são coisa universal, não estritamente tuga.
Marcos Santos said…
Não há desculpa para o que ela fez. mesmo que insista numa frágil e ridícula retratação, pois aquilo que ela disse, o fez espontaneamente, num momento íntimo. Ela pensa daquele modo, e não de outro. O que esses cretinos televisivos não sabem, é que o poder da televisão é muito grande. Daí a responsabilidade aumentada no que se veicula.

Abraço
Anonymous said…
“Quirida” Maitê:
Foi com indignação que vi a ‘peça cómica’ que fez em Portugal e passou no programa Saia Justa em que participa. Não que me espante que o tenha feito – está à altura da imagem que há muito tenho de si, pelo que me tem sido dado ver pelos seus desempenhos – mas sim pelo facto da TV Globo ter permitido que tal ignorância fosse para o ar.Só para que possa, se conseguir, ficar um pouco mais esclarecida:
A ‘vilazinha’ de Sintra é património da Humanidade, classificada pela UNESCO e unanimemente reconhecida como uma das mais belas e bem preservadas cidades históricas do mundo;
Em Portugal, onde existem pessoas que olham para o mouse do seu computador como se de uma capivara se tratasse,
foi onde foi inventado o serviço pré-pago de telefones móveis (os celulares) – não existia nenhum no mundo que sequer se aproximasse
foi também o que inventou o sistema de passagem nas portagens (pedagios, se preferir), sem ter que parar – quando passar por alguma, sem ter que ficar na fila, lembre-se que deve isso aos portugueses
é dos países do Mundo com maior taxa de penetração de computadores e serviços de internet em ambiente doméstico
é o único país do mundo onde TODAS as crianças que frequentam a escola têm acesso directo a um computador (no próprio estabelecimento de ensino) – e em Portugal TODAS as crianças vão à escola. Muitas delas até têm um computador próprio, para seu uso exclusivo, oferecido ou parcialmente financiado pelo Ministério da Educação – já ouviu falar do Magalhães? É natural que não... mas saiba que é uma criação nossa, que está a ser adquirida por outros países. Recomendo-o vivamente – é muito simples e adequado para quem tem poucos conhecimentos de informática.
somos tão inovadores em matéria de utilização de tecnologia informática e web nas escolas, que o nosso caso foi recomendado por especialista americanos, como exemplo a seguir, a Barack Obama, que é só o Presidente dos Estados Unidos – ao Sr. Lula da Silva tal não seria oportuno, porque ele considera que a Escola não é determinante no sucesso das pessoas (e, no Brasil, a julgar pelo próprio, tem toda a razão)
a internet à velocidade de 1 Mega, em Portugal há muito que é considerada obsoleta – eu percebo que não entenda porquê, porque no Brasil é hoje anunciada como o grande factor diferenciador
a transmissão por cabo já não nos interessa. Já estamos noutra – estamos entre os países do mundo com a rede de fibra óptica mais desenvolvida. E nesse contexto 1 Mega é mesmo uma brincadeira.
Anonymous said…
O ditador a que se refere – o Salazar – governou, infelizmente, ‘mais de 20 anos’, mas para a próxima, para ser mais precisa, diga que foram 48 (INFELIZMENTE, é mais do dobro de 20). Ainda assim, e apesar do muito dano que nos causou a sua governação, nós, portugueses, conseguimos em 35 anos
Reduzir praticamente a ZERO a taxa de analfabetos
Baixar para cifras irrisórias o nível de mortalidade infantil e de mulheres no parto – estamos entre os melhores do mundo
Criar uma rede viária que é das mais avançadas do mundo – em Portugal, sem exceder os limites de velocidade e sem correr risco de vida, fazemos 300 Kms em duas horas e meia (daria tanto jeito que no Brasil também fosse assim)
Melhorar muito o nível de vida das pessoas, promovendo salários e condições de trabalho condignos. Temos ainda muito para fazer nesta matéria, mas já não temos pessoas fechadas em elevadores, cuja função é apenas carregar no botão do andar pretendido – cada um de nós sabe como fazê-lo e aproveitamos as pessoas para trabalhos mais estimulantes e úteis; também já não temos trabalhadores agrícolas em regime de escravatura – cada pessoa aqui tem um salário, não trabalha a troco de um prato de comida.
Colocar-nos na vanguarda mundial das energias renováveis, menos poluentes, mais preservadoras do planeta; enquanto uns continuam a escavar petróleo, nós estamos a instalar o maior parque de energia eólica do mundo (é a energia produzida a partir do vento)

Poderia também explicar-lhe quem foi Camões, Fernando Pessoa, etc., cujos túmulos viu no Mosteiro dos Jerónimos, mas eles merecem muito mais.
Ah!, já agora, deixe-me dizer-lhe também que num ponto estou muito de acordo consigo: temos muito pouco sentido de humor. É verdade. Não acharíamos graça nenhuma se tivéssemos deputados a receber mesada para votarem num certo sentido, não nos divertiria muito se encontrassem dirigentes políticos com dinheiro na cueca, não nos faria rir ter senadores a construir palácios megalómanos à conta de sobre-facturação do Estado, não encontramos piada quando os políticos favorecem familiares e usam o seu poder em benefício próprio. Ficaríamos, pelo contrário, tão furiosos, que os colocaríamos na cadeia. Veja só – quanta falta de humor! Mas, pelo contrário, fazem-me rir as sessões plenárias do senado brasileiro. Aqui em Portugal, e estou certa que em toda a Europa, tal daria um excelente programa de humor. Que estranho não é?!

Para terminar só uma sugestão: deixe o humor para quem no Brasil o sabe fazer com competência (e há humoristas muito bons no Brasil). Como alternativa, não sei o que lhe sugerir, porque ainda não a vi fazer nada que verdadeiramente me indicasse talento... Peço desculpa por não poder contribuir.

Um “coitadinho” dum “Portuga”
Tanto rigor, caro anónimo "coitadinho" dum "Portuga"(?), e diz que Salazar governou 48 anos.

Investigue e verá que não foram 48 anos mas menos...

Ou, apelando para a ironia, até terão sido muitos mais, atendendo ao aiatolismo bárbaro que este episódio trouxe à superfície, a uma superfície de europeu já cosmopolita e liberal em que apenas se encerra sob esse manto diáfano de fantasia a nudez forte da postura intolerante de um povo encurralado...

Aliás, e ainda recorrendo ao velho Eça, os nossos Conselheiros Acácios ultrajam-se e ofendem-se na exacta e inversa proporção em que verdadeiramente cuidam do bem comum nacional...

Por mim, elucidado fiquei com este episódio.

Popular Posts