ABASTARDAMENTO DO ENSINO

«O Ministério da Educação decidiu que um aluno que esteja retido no 8º ano, já tenha feito 15 anos e não se importe de passar pela chatice de fazer aqueles dificílimos exames de Português e Matemática do 9º, pode avançar directamente para o 10º. Quanto às outras disciplinas que constam do currículo do 3º ciclo do ensino básico, pode não ter aproveitamento a nenhuma. Afinal, para que serve estudar Inglês, História, Ciências da Natureza? A lei do menor esforço alcançou mais uma vitória e a qualidade do ensino nas escolas secundárias do ensino público vai sofrer as habituais consequências. As escolas privadas, sempre dispostas a receber os bons alunos desde que eles paguem devidamente, agradecem reconhecidas. Quanto aos alunos estudiosos mas sem posses, terão de se conformar em aprender apenas aquilo que os seus colegas que nunca gostaram de estudar deixarem. Há quem chame a isto “democratização do ensino”. Eu chamar-lhe-ia outros nomes...» António Cruz Mendes

Comments

Floribundus said…
ministério da BD
José Domingos said…
É a criação de manadas de votantes, dependentes dos governos, mendigar migalhas, uns zé ninguéns
Anonymous said…
Há um erro no meu post que teve a bondade de citar. Afinal, os alunos que quiserem passar do 8º para o 10º ano terão que fazer exame a todas as disciplinas do 9º e não só os actuais exames de Português e Matemática.

Só não percebo como é que quem não conseguiu fazer o 8º frequentando as aulas, vai fazer o 9º sem nunca lá ter posto os pés. Haverá casos raros e excepcionais, admito. Ou então "exames" de treta.

António Cruz Mendes

Popular Posts