AUTOFOBIA

O que mais abunda na Rede são mensagens de e-mail irónicas, imaginativas e irreverentes. Valem o que valem e não plebiscitam nada no dia a dia. Não são rastilho de rebelião. Não desencadeiam violência nem alimentam o preconceito. Fazem pensar, enquanto divertem. Não é o insucesso e abandono escolares portugueses no sistema escolar luxemburguês efectivamente altos? Não comprovam eles o perfil sociológico de um Povo, permitindo um conjunto de conclusões algo depreciativas sobre nosso País no que ao apreço pelo Conhecimento e pela Escolaridade diz respeito quando não gerados e exemplificados em casa? E daí? Amigos e prósperos na mesma. Lá! Pobres luxemburgueses (polícias ou não) se não podem rir e exercer o seu direito à ironia e às comparações absurdas!, cercados por centenas de milhares de portugueses trabalhadores, com boas remunerações de 5000€/mês/casal, nível de vida condizente, bem-estar acima de muitos europeus e bens materiais invejáveis, com as suas bandeirinhas de Portugal à janela e modos mediterrânicos exuberantes, sobretudo a pretexto de futebol! A outra face disto é a gratidão pelo que o Luxemburgo lhes proporciona, começo aliás de um patriotismo luxemburguês nesses mesmos portugueses, tal como existe um babado patriotismo francês em tantos dos nossos ex-emigrantes. Portugal é um país repleto de patriotismos secundários em função dos países de emigração, à excepção porventura da Suíça onde a xenofobia fia mais fino. Por isso, não compreendo que caia o Carmo e os sinos da Trindade toquem a rebate por xenofobia e não sei quê-escândalo por um mero  e-mail absolutamente inócuo no seu jogo de ironias e hipérboles. No fundo, tanto escrúpulo, quer no caso luxemburguês ao inquirir a situação, quer no caso português ao denunciá-la, não passa de autofobia. Certos portugueses têm medo de Portugal e por isso não ousam viver cá. Certos luxemburgueses têm medo de desaparecer na sua própria terra tal é o número esmagador de portugueses lá residentes. E, absurdo por absurdo, estão no seu direito! 

Comments

Aladdin Sane said…
you got it right! É como um mail que me chegou à caixa de correio sobre os romenos que teriam estado num concerto no TAGV em Coimbra, e no final teriam, de metralhadoras em riste, assaltado os espectadores.

O pior disto é que muita gente nem se dá ao trabalho, ou então simplesmente não consegue discernir onde termina a ironia, no caso deste mail "lux", ou então "papa tudo" e reencaminha, possivelmente inflamada, mensagens como a do "assalto no TAGV".

you rock! :)
Anonymous said…
Não me parece que deva ser tratado apenas como mais um e-mail xenófobo, como muitos em Portugal, porque foi, segundo a noticia, reencaminhado pela polícia, que terá acrescentado Portugal, a uma lista de países (aliás facilmente se concluindo pelo texto).
Ora, embora existam muitos polícias, quer lá quer cá, xenófobos, racistas etc, não o podem ser enquanto desempenham as suas funções.
E depois o próprio Grão-Duque se deve sentir atingido, tal a quantidade de sangue português que lhe corre nas veias.
Era tempo de a diplomacia portuguesa instruir politicamente os emigrantes portugueses no Luxemburgo e tomarem aquilo de assalto político e enviarem para cá o dinheirinho.

Popular Posts