BRASIL VS. ESGOTO DA EUROPA

«Tendo nascido no Brasil há 40 anos e a vier neste país de metidos a importantes, e esgoto da Europa há 24, gostaria de lhe endereçar umas palavras porque, quem não sente não é filho de boa gente. Costumo vir ao seu blog por que acho que o seu comportamento rebelde e politicamente incorrecto até tem a sua graça neste país de carneiros. Mas na verdade rotulo a si como de uma prepotência que cheira a repugnância. Com que autoridade reputa que o que há mais no Brasil é lixo? Talvez por ter sido colonizado por Portugal. Se conhecesse bem a génese e a história Brasileira perceberia alguns traços da personalidade das suas gentes, que são bastante distintos dos pensar e agir de muitos Portugueses. O humanismo e a simplicidade são alguns deles. Bem diferente deste país de doutores frustrados e com mania de importantes. Mas que no fundo não têm onde cair mortos. E a quem não resta alternativa senão passar a vida a mendigar migalhas na Europa para evitar a morte por indigência. Embora não goste de Lula, e reconheça que há muitos motivos de anedota em tudo o que se passa no Brasil, tendo lá vivido até os 16 anos tenho autoridade para perceber as razões do seu sucesso entre a população mais humilde e carente. É que o povo não quer saber daqueles políticos oriundos do clube dos eleitos da sociedade, que não têm muito a oferecer além da sua arrogante intelectualidade. O Lula deu-lhes de comer e vestir. Coisas básicas que foram negadas durante muitos anos. Realmente há cada coisa. E eu que passo a vida a acusar os Brasileiros de complexo de colonizado. E a defender e tentar justificar os lados positivos da colonização Portuguesa.»

Comments

Anonymous said…
Quem escreve semelhante impropério não pode arrogar-se o direito de julgar ninguém. Na verdade, os portugueses quando descobriram os brasileiros, deviam tê-los educado de outra forma. Não se teria parido gente tão mal educada quanto esta que escreveu a merda que se leu e ora se responde.

Brasuca tem a mania que é cidadão do mundo, mas na verdade, alterna aqui e ali, engana aqui e ali, e no fundo é «tudo nosso, país irmão», até «Deus é Brasileiro». Ó seu cara de cú vá criticar a merda que tem no seu País e se não gosta deste, dê lugar a outro que não seja o seu espelho.
Anonymous said…
"Os brasileiros sofrem dos mesmos males que os portugueses só que dilatados pelo calor." Eça de Queiroz
Anonymous said…
Quem tem boca fala a besteira que quiser, há muito desvalorizei a opinião de João Gonçalves do portugal dos pequeninos. Preocupa-me a arrogância pequenina de todos os pequeninos e não conscientes de que estamos a apoiar os males que há muito queremos ver erradicados da nossa sociedade, o preconceito, por exemplo. Para mal de João Gonçalves, que tanto reflecte sobre o Brasil, é justamente o Brasil o maior legado da colonização portuguesa, o maior agente de divulgação da Língua e um parceiro bastante interessante para o nosso país; não tarda, são as fronteiras brasileiras preocupadas com a migração de portugueses, esse povo pensante, qualificado e cheio de bons princípios e boa formação.. enfim, não do lixo, porque aqui disso não há.
Anonymous said…
Portugal: há uns tempos estive a conversar com um brasileiro num café que logo de chofre me disse que Portugal era um dos países mais atrasados do mundo, e que se o Brasil estava na merda que estava foi porque foram colonizados por portugueses, e logo a seguir se pôs a acusar-me do massacre dos índios. A minha observação de que a probabilidade dos antepassados dele terem massacrado mais índios que os meus não pareceu afectá-lo de sobremaneira. Que os africanos nos acusem de colonialismo é uma coisa, mas a mesma acusação vinda de um brasileiro é absolutamente ridícula.

Popular Posts