EXÍLIO INTERNO

«Observe-se também a lucidez da "Nota Biográfica" de Fernando Pessoa, datada de 30 de Março de 1935: a oito meses da sua própria morte, que previra astrologicamente, o Poeta fornece os mais lúcidos dados sobre a sua existência. Eis alguns dos mais relevantes: Profissão: A designação mais própria será "tradutor", a mais exacta a de "correspondente estrangeiro em casas comerciais". O ser poeta e escritor não constitui profissão mas vocação. Funções sociais que tem desempenhado: Se por isso se entende cargos públicos, ou funções de destaque, nenhumas. Ideologia política: Considera que o sistema monárquico seria o mais adequado para uma nação organicamente imperial como é Portugal. Considera, ao mesmo tempo, a Monarquia completamente inviável em Portugal. Por isso, a haver um plebiscito entre regimes, votaria, com pena, pela República: Conservador do estilo inglês, isto é, liberal dentro do conservantismo e absolutamente anti-reaccionário. Posição social: Anticomunista e anti-socialista. Resumo de estas últimas considerações: Ter sempre na memória o mártir Jacques de Molay, grão-mestre dos Templários, e combater, sempre e em toda a parte, os seus três assassinos  a Ignorância, o Fanatismo e a Tirania. Sem dúvida, e Pessoa prova-o aqui, o exílio interno é ainda outra forma encontrada pelos nossos GRANDES de sobreviver a "isto" em que Portugal progressivamente se tornou.»

Comments

floribundus said…
1935 foi a única personalidade que se revoltou contra a extinção da maçonaria.
os maçons, incluindo o grão-mestre norton de matos, cagaram nas calças. passou a grão-de-bico
ASMO LUNDGREN said…
dos três assassinos do Molay

faltou a ganância

e a cupidez de um rei

muito necessitado de fundos

e com necessidade de eliminar um

contra-poder

(isto soa-me vagamente familiar)
Anonymous said…
Caro Joshua,
Apesar da grandeza ser uma coisa difícil de encontrar, e limitada apenas a algumas pessoas, já nos podemos considerar exilados internos às grosas; mais correcto será o termo "prisioneiros fiscais e sociais" deste regime fascista do PS, liderado pelo ditador pinto-de-sousa. Esta ditadura, ainda sem masmorras e salas de tortura, está completamente equipada de uma poderosa máquina de propaganda, capaz de provocar inveja e tremores de raiva no sinistro e coxo Dr. Goebbels. Nem falta a "queima de livros" em frente ao Reichstag, pois como sucedâneo temos um sistema educativo, e de ensino norte-coreano, que promove a ignorância e premeia a imbecilidade e o analfabetismo - com Alçada-Villar a executar cuidadosamente um plano de esterilização mental, que consiste em inaugurar escolas e quadros electrónicos rodeada de meminos moralmente incapazes: 'hic sunt stultis'
Saudações.

Ass.: Besta Imunda
Anonymous said…
Se o orçamento não for aprovado não faltarão muitos dias até o plano de exílio andar para a frente, em direção a um paraíso tipo Açores, onde o filósofo possa enterrar com toda a força e na profundidade os alicerces do socialismo basídio, perfeito para afundar lentamente povos mansos e isolados do mundo, sedentos de líder que lhes alimente a mente com celestiais frases demagógicas provenientes de cabeça em estado social. Um lugar ideal para quem souber legislar à medida e fazer-se rodear do imenso mar florido de riqueza vigiada por uns aviões comprados para fazer o mesmo que fazem uns submarinos que não são necessários.

Popular Posts