CORRIDA PELA SAÚDE E A PROSPERIDADE

Comments

Miguel Rocha said…
O gráfico, tal como o que foi hoje mostrado por Passos Coelho, é interessante para termos umas ideia da realidade, mas várias condicionantes podem estar escondidas por de trás dos dados (como o próprio autor admite).

Pessoalmente sou contra o determinismo histórico. A história (o meu ganho pão), sendo um fim em si mesmo, traz à população uma perspectiva do passado, servindo sobretudo para que se aprendam com os erros, para que se aprendam com as consequências de certas atitudes, para não nos esquecermos do tenebroso (p.e. da II Guerra Mundial). Ela, e a arqueologia em particular, são uma forma (um utensílio) de as populações locais, muitas vezes desenraizadas, se identificaram com o espaço em que habitam. Não antevejo que se valorize o património público e privado actual, se não apreendermos a importância dele através do passado, se não valorizarmos e tomarmos conhecimento da nossa identidade.
Só através do choque, do conhecimento de novas (e passadas) realidades e do enfrentamento dos problemas novos horizontes de pensamento se abrirão.

A história não nos guia e mostra o caminho, antevendo o futuro. Nesse ponto o marxismo falhou, ele é a demonstração certa do falhanço prática de teorias do género. Apesar da tendência demonstrada pelo gráfico, nada nos garante que o ritmo demonstrado será a realidade futura.

Já diz o ditado:

"O Futuro a Deus pertence"

Popular Posts