EU, STALKED E SUBTIL STALKER, ME CONFESSO!

Os factores para ser vítima de stalking não são somente ser mulher, solteira ou separada/divorciada e jovem, mas simplesmente ser belo e encantador, no contexto aberto e apertado do sistema de transportes, por exemplo. Todos os dias são dias para o «assédio persistente» do olhar. Bastam alguns minutos e eis sublimado o stalker que há em toda a gente, em ti, leitor, em mim, blogger, sendo impossível pensar que esta excentricidade [criminosa quando levada longe de mais] não seja comportamento geral e não vare corpos e espíritos pela cidade de todos os estímulos e insólitos. O olhar inquisitivo que se detém em quem seja belo e atraente já é stalking. E muitos de nós somos virados e revirados pelo olhar anónimo que se agrada de nós. Na minha adolescência, fui vítima de stalking: ao longo de meses, duas moças adolescentes ligavam-me, seguiam-me e perseguiam-me, tirando-me o sono e a sensação de liberdade, excitando-me a fantasia na mesmíssima proporção. O que faziam de intrusivo não tinha adjectivo. Tinham o mesmo nome, para cúmulo, e faziam-no juntas, coordenadas. Pararam, somente quando devidamente apertadas por adultos ao corrente dos factos. Foi a primeira situação de assédio persistente de que fui vítima, as outras nunca as percebi como tais, perceberam-nas outros por mim. Aquelas faziam-no por cartas, telefonemas, não havia internet. Ultra-invasivas, perseguiam-me, passavam ostensivamente por casa. É normal passar por isso, quando se é belo, extraordinariamente belo e encantador por natureza. Outra forma de sublimar o stalker que há em todos nós, é esse voyeurismo torpe, vazio e ocioso, que as TV instilam e proporcionam, levando milhões a intrusões à intimidade de quem se põe a jeito: coisas como a Casa dos Segredos talvez promovam tudo isto e muito mais, nem se imagina a extensão. E o que fazem os fotógrafos da Caras e quejandas, no seu jogo bem pago de assediar e perseguir profissionalmente? Tudo isto é triste, tudo isto existe, tudo isto é stalking.

Comments

Anonymous said…
Como poderias escrever e ser poeta se não abrisses os olhos?

Popular Posts